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SAIBA TUDO SOBRE O FUSION TITANIUM HYBRID

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O Fusion Hybrid, apesar de ser misto em sua propulsão unindo eletricidade e combustão, pode ser considerado um integrante da frota brasileira de elétricos e híbridos. Considerada ainda pequena (apenas 3.000 unidades segundo a ABVE Associação Brasileira do Veículo Elétrico) esta frota deve crescer nos próximos anos no mundo todo. De olho nesta tendência o jornal Oficina Brasil (www.oficinabrasil.com.br) convidou o proprietário da Oficcina Marcelo Rodrigues de Oliveira para avaliar o carro. Administrador de empresas a 35 anos no mercado automotivo e proprietário da Oficcina há mais de 25, Marcelo começou aos quinze anos de idade na oficina de um tio, e já recebeu dois Fusion híbridos em sua empresa para efetuar manutenções de rotina. Um dos aspectos interessantes do Fusion Hybrid é seu processo de frenagem regenerativa, no entanto muitas pessoas tem uma ideia equivocada sobre o funcionamento deste sistema. É importante esclarecer que o processo de frenagem regenerativa é completamente diferente da frenagem tradicional, explica Marcelo Oliveira. Existe o tradicional sistema de disco e pastilha acionado hidraulicamente que não regenera nenhuma energia. A regeneração de energia acontece antes da frenagem por atrito, e ocorre nos primeiros instantes de uma desaceleração, em que o gerador aumenta a sua potência e segura firmemente a rotação do semieixo, transformando a energia cinética em recarga para a bateria de alta voltagem. A integração entre a frenagem regenerativa, feita pelo gerador, e a frenagem por atrito (disco e pastilha) é feita no pedal do freio, dotado de um simulador de força de frenagem que auxiliado pelo sensor de posição do pedal, leva em conta o curso e a força aplicada no pedal. Quanto mais suave e progressiva a frenagem, maior o índice de recuperação de energia, que pode chegar a 100%, acrescenta. As informações do computador de bordo, entre eles o indicador de eficiência a cada frenagem, são muito interessantes lembra o administrador da Oficcina. Segundo Marcelo, o indicador funciona como uma aprendizagem na qual o condutor se adapta a um procedimento de frenagem cada vez mais eficiente do ponto de vista energético. O veículo já foi indicado para outros clientes pela Oficcina, na hora de tomarem uma decisão de aquisição de um novo carro. Para quem busca tecnologia associada à sustentabilidade e eficiência energética, o Fusion Hybrid é uma escolha inteligente. Saiba muito mais sobre este carro no texto original publicado no portal do Oficina Brasil, clicando aqui.